skip to main |
skip to sidebar
Está temática meu grupo se interessou em especial devido a Gislaine que é de outra Cultura estar nele. Nós tivemos o boliche como nossa vivência e tivemos como base o autor Daolio Jocimar que faz relações incríveis sobre cultura. Fala sobre a antropologia social, o quanto a sociedade influencia no nosso corpo. Com o Boliche nós pudemos relacionar as temáticas já trabalhadas que são Corpo, Ciência e Educação Física e para facilitar e passarmos para sala o que compreendemos elaboramos um mapa conceitual.neste mapa colocamos o que sentimos quando jogamos, colocamos a fundamentação de Daolio quanto a antropologia social, a diferença e a vantagem do sexo masculino no esporte, a habilidade motora que criamos, a quantidade de força. Relacionamos também com o lazer e o lúdico durante o jogo.
Sinceramente eu nunca fui muito fã de dança, definitivamente não sei dança. Mas pude perceber como através da dança desenvolvemos praticas diferentes como Cooperação,todo mundo se expôs através da dança na frente dos amigos e tivemos que ter confiança em todos.Outra pratica foi a questão do Jogo, que no final das contas todos nós nos divertimos muito. Teve um pouco de Luta onde todo mundo deu o
máximo de si para poder mostrar a melhor dança. E em questão ao Corpo é simples percebemos que sem ele não tem como haver dança. Entra também a Educação Física, onde é uma praticar corporal de extrema importância para o desenvolvimento ou evolução corporal. Resumindo foram inúmeras as vantagens que as relações que pudemos ver através da dança, e o mais importante foi o quanto mudou a visão quanto a prática.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcmsvlFeOKAkCzQXX9ZmgmeykPnb78hyphenhyphenTiiHHiQf2um5c-nTIc9KkNQRD8t25F8CghjT_1sPmeT-fJ8QpnR_ABiuTDeQm-i6Wp2dck0fqBsP1QLwRqhZ68-kzuW4var40vDzZPloNPdOQ/s320/Slide3.JPG)
Essa foi uma relação bem interessante que por muitas vezes não conseguimos associar. Primeiro é bem simples de desvendarmos que sem corpo não se tem luta, e sem corpo não tem jogo. Então fica simples dizermos que o corpo é a base dos dois. em questão de jogo e luta temos uma citação do autor Jeferson José Moebus Retondar " O JOGO É SIMBOLO DE GUERRA". É interessante pensarmos dessa forma que o jogo é a "vida" e nós lutamos o tempo todo em busca de um melhor, lutammos para vencer nossos obstaculos. Nosso grupo fez uma relação com os principios do hapkidô, cujo os principios são a aguá, o circulo e a harmonia.
A agua é como o corpo consegue se adptar em diversas condissões, por exemplo a aguá não tem um formato próprio ela se forma através do recipiente como um copo, garrafa. O circulo representa o jogo, o caminho que percorremos, as conquistas de nossos objetivos estamos sempre jogando para conquistar nossos sonhos, e a harmonia representa a luta que nós devemos estar em equilibrio com sigo mesmo para poder harminisar nossos adversários, cujo o objetivo é o dominio das emoções, disciplina diante dos obstaculos e organização das idéias nos momentos mais dificeis.
Gostei da relação pois o hapkidô nõ é uma luta muito conhecida e seus principios são bem interessantes e com essa relação fica mais facil de compreende-los.